Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/641
Título: O Jardim Zoológico enquanto espaço não formal para promoção do desenvolvimento de etapas do raciocínio científico
Autor(es): Brito, A.G.
Data de publicação: 14-Set-2012
Citação: Brito, A.G. (2012)
Abstract: "Durante muito tempo, e em vários países do mundo, os jardins zoológicos foram locais usados para mera exposição de animais confinados em condições precárias e sujeitos a condicionamentos cruéis, sendo espaços de visitação restritos as castas dominantes. Atualmente, em um numero significativo de instituições, entretenimento deixou de ser a única função desse tipo de ambiente, somando-se a outras importantes funções como conservação, pesquisa e educação. Alguns dados sugerem que o uso desse tipo de espaço não formal de educação como instrumento pedagógico para o aprendizado de conceitos formais de ensino vem se ampliando a cada dia. No entanto, em diversas situações, a prática de campo quando não devidamente planejada e executada, acaba por não surtir o efeito desejado no que diz respeito à apropriação de conceitos. Considerando esse fato, essa pesquisa teórica teve como objetivo principal, a construção de um material didático que busca auxiliar o professor em suas ações, oferecendo sugestões metodológicas para que o aluno vivencie e desenvolva etapas do pensamento cientifico, como observação, registro e analise de dados, inferências, classificação e divulgação, a partir de uma visita orientada ao serpentário do Jardim Zoológico de Brasília. O material e a pesquisa tiveram como referencial a Teoria de Desequilibração proposta por Piaget (1972). Algumas das sugestões metodológicas encontradas nesse recurso didático foram, em parte, resultado de experiências como Professor e Educador do Zôo, podendo esse instrumento vir a ser avaliado em pesquisas futuras. O pequeno número de publicações que trata do uso de zoológicos para o ensino de ciências indica uma evidente necessidade de discussões mais amplas e investigações acerca desse tema, visando conhecer como essa relação se estabelece, e quais são os elementos que justificam a dificuldade, muitas vezes demonstrada pelos educadores, na obtenção de êxitos maiores." (O autor)
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/641
Aparece nas coleções:6.1.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AlbertoGomesBrito.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.