Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://jbb.ibict.br//handle/1/609
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dias, G.F. | - |
dc.contributor.author | Piasson, I.J. | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-02T17:22:19Z | - |
dc.date.available | 2018-04-02T17:22:19Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.date.submitted | 2016-08-16 | - |
dc.identifier.uri | http://jbb.ibict.br//handle/1/609 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa apresenta o resultado da investigação sobre a adequação dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Universidade Católica de Brasília (UCB), na incorporação do processo de Educação Ambiental nos Cursos de Graduação, conforme exigência da Lei 9.795 de Abril de 1999, Congresso Brasileiro. A fundamentação teórica do trabalho trata de cinco aspectos fundamentais para o entendimento da temática: adequação dos instrumentos de avaliação da Educação Ambiental em conformidade com o processo avaliativo da Universidade Católica de Brasília, Rede Universitária de Programas de Educação Ambiental e Ministério da Educação; fundamentação do conceito de Educação Ambiental apresentado no artigo 1º da Lei 9.795; Estudo do conceito de Planejamento e Gestão Ambiental segundo a concepção de Rosely Ferreira Santos, orientações ambientais dos Instrumentos Institucionais de Planejamento e Gestão e noções de governança institucional. Os métodos adotados na construção da pesquisa foram o fenomenológico, preconizado por Husserl, que possibilita a descrição direta das informações documentais e experiências e o dialético de Hegel, com a interpretação dinâmica da realidade. A análise sistematizada da adequação dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da UCB e a entrevista realizada com a comunidade acadêmica possibilitaram a elaboração de uma síntese das dificuldades e contribuições percebidas na adequação dos Instrumentos de Planejamento e Gestão na consecução da Educação Ambiental no processo formativo dos cursos, que facilitará o trabalho dos tomadores de decisão. Entre as dificuldades constatadas destacam-se: a falta de conhecimento das exigências da Lei 9.795; fragilidade na comunicação entre os planejadores, gestores, educadores e estudantes; envolvimento reduzido da comunidade acadêmica na adequação dos Instrumentos de Planejamento e Gestão; o desconhecimento da Política Ambiental da Instituição e a falta de adequação das exigências da Lei sobre a incorporação da Educação Ambiental na maioria dos Projetos Pedagógicos dos Cursos. Por outro lado, o estudo revela contribuições significativas como: adequação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos que oferecem disciplinas de Educação Ambiental; reconhecimento da atuação do Projeto de Educação Ambiental; atualização progressiva dos Instrumentos Institucionais de Planejamento e Gestão e o reconhecimento da necessidade da consecução dos objetivos ambientais no processo formativo dos cursos. Os resultados obtidos permitiram apresentar as seguintes recomendações que facilitam o fortalecimento do processo de Planejamento e Gestão da Educação Ambiental da Instituição no enfoque da governança ambiental: programas interdisciplinares de formação ambiental; envolvimento da comunidade acadêmica no processo de planejamento participativo; Educação Ambiental como prática Institucional; fortalecimento da Política Ambiental da Instituição e Observatório Ambiental Permanente em prol da Sustentabilidade. (O autor) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Adequação dos instrumentos de planejamento e gestão da educação ambiental na graduação: um desafio que vai além das exigências da lei | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | CC-BY-NC | pt_BR |
dc.rights.holder | Direitos reservados ao autor, podendo o usuário compartilhar parte da obra desde que atribua os devidos créditos ao responsável. Não permitido uso para fins comerciais | pt_BR |
dc.publisher.place | Brasília | pt_BR |
dc.subject.keywords | Planejamento e gestão. instrumentos | pt_BR |
dc.subject.keywords | Política Nacional de Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject.keywords | Avaliação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.date.initial | 2009 | - |
dc.description.source | Universidade Católica de Brasília Disponível em: <https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1754> | pt_BR |
dc.description.extent | 2,85MB | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 6.1.3 TCCs, Dissertações e Teses |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UCB 2009 Piasson, Itacir Joao.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.